A causa exata da gaguez ainda não é conhecida. Acredita-se que não há um único fator mas sim uma interação complexa entre vários fatores: neurológicos, genéticos, fisiológicos, psicológicos, ambientais e linguísticos.
A “The Stuttering Foundation” refere que mais de 70 milhões de pessoas em todo o mundo gaguejam, ou seja, cerca de 1% da população sendo que os homens são quatro vezes mais afetados do que as mulheres.
Como é que os terapeutas da fala da Esferasaúde o podem ajudar?
O terapeuta da Fala é um dos profissionais indicados para fazer o diagnóstico e intervenção terapêutica da gaguez. Embora não haja cura para a gaguez, esta pode ser atenuada, diminuindo o impacto na vida das pessoas ao tornar a comunicação mais eficaz. Nas crianças com possibilidade de gaguez, importa que o adulto não demonstre que dá especial atenção à sua fala. Em vez disso, contacte os profissionais da Esferasaúde.
Como pode ajudar pessoas com gaguez?
– Fale com calma, fazendo pausas frequentes;
– Dê tempo para falar, não interrompa, espere dois segundos antes de responder ou perguntar alguma coisa;
– Seja paciente, não termine as frases ou palavras, tentando adivinhar o que a pessoa quer dizer;
– Tente não ficar aborrecido, chateado ou nervoso quando a gaguez aumenta, uma vez que isso fará com que seja mais difícil para a pessoa ser fluente;
– Evite fazer comentários como: “tem calma”, “fala devagar”, ”respira”, “relaxa”…
– Mostre que está atento ao conteúdo da mensagem e não à forma como é dita;
– Por vezes, o discurso de uma pessoa com gaguez pode ser difícil de entender, não tenha medo de dizer que não compreendeu o que foi dito.
NEWSLETTER
Contamos com os profissionais especializados para o ajudar.
Oh no...This form doesn't exist. Head back to the manage forms page and select a different form.