REGRAS DE HIGIENE E SEGURANÇA
Nas Clínicas Esferasaúde preparámos tudo de forma a garantir a sua segurança e a de todos os nossos profissionais! Dessa forma, quando entrar nas nossas instalações, deve cumprir as seguintes orientações:
• Cumprir as regras de distanciamento social;
• Cumprir as regras de etiqueta respiratória;
• Efetuar a medição de temperatura;
• Higienizar as mãos;
• Usar máscara cirúrgica.
Para minimizar o fluxo de pessoas nas instalações, os horários têm de ser rigorosamente cumpridos, os Utentes só podem entrar e permanecer nas instalações para e durante os tratamentos e consultas.
Está proibida a entrada nas instalações da clínica sem máscara cirúrgica. Caso não traga uma, poderá adquiri-la na clínica.
O uso de máscara é obrigatório em crianças com idade superior a 10 anos, sendo o seu uso recomendável em todas as crianças, desde que aplicável.
A presença de acompanhante, apenas é permitida para Utentes menores de idade, ou com necessidades especiais, nomeadamente com limitações físicas ou mentais incapacitantes. Os acompanhantes não podem entrar ou permanecer nas instalações, devendo dirigir-se à clínica apenas para deixar e levar os Utentes.
Para sua proteção, o uso de adornos e objetos pessoais deve ser reduzido ao mínimo possível.
Os Utentes devem, sempre que possível, trazer os seus próprios materiais para utilização nas sessões de terapia da fala e terapia ocupacional, a fim de evitar a partilha entre utentes.
Evite tocar, desnecessariamente, em todas e quaisquer superfícies.
Por motivos de segurança, o pagamento deve ser efetuado através de meios que permitam evitar o contacto (por exemplo, pagamento eletrónico, terminal de pagamento automático contactless) e, sempre que possível, deve manusear o seu próprio cartão.
Durante o período em que vigorar o estado epidemiológico resultante da COVID-19, está suspensa a obrigação de facultar o livro de reclamações. Se necessário, poderá utilizar o livro de reclamações eletrónico, ou o site da ERS.
O Utente é informado e completamente esclarecido acerca de todos os procedimentos e regras, sendo assegurado, por parte do auxiliar de triagem, que compreendeu e é autossuficiente para o pleno cumprimento das mesmas.
A recusa ou o não cumprimento de qualquer uma destas regras é motivo para impedimento e não admissão nas instalações.
As regras de etiqueta respiratória são:
• Evitar tossir ou espirrar para as mãos;
• Tossir ou espirrar para o braço ou manga, com cotovelo fletido ou cobrir a boca e nariz com um lenço de papel descartável;
• Usar lenços de papel descartáveis para se assoar, após utilização depositar de imediato no contentor de resíduos e lavar as mãos;
• Se usar as mãos inadvertidamente para cobrir a boca ou o nariz, deverá lavá-las ou desinfetá-las de imediato;
• Não cuspir nem expetorar para o chão. Se houver necessidade de remover secreções existentes na boca, deve ser utilizado um lenço descartável, diretamente da boca para o lenço e após ser usado colocar imediatamente no lixo e lavar ou desinfetar as mãos de imediato.
Olhamos por si!