Num estudo realizado pelo Instituto Nacional de Saúde, numa amostra de 2013, apurou-se que 1,9% da população residente em Portugal Continental já sofreu um AVC com maior incidência no sexo masculino entre os 65 e os 74 anos. O fenómeno tem ainda um maior impacto no Alentejo, em correlação com a maior incidência de hipertensão arterial (HTA) não controlada. Contudo, ao longo dos últimos anos, o aumento da tendência nos jovens tem sido observada.
O que é o AVC?
O Acidente Vascular Cerebral (AVC) resulta de uma alteração da corrente sanguínea no cérebro, por bloqueio à passagem do sangue ou por hemorragia, levando à destruição do tecido cerebral.
FATORES DE RISCO
Idade
Género
Hereditariedade
Hipertensão Arterial
Tabagismo e alcoolismo
Doenças Cardiovasculares
Diabetes
Obesidade
Sedentarismo
Colesterol elevado
SINAIS DE ALERTA
Dor de cabeça intensa
Vómitos
Perda de força súbita ou gradual num dos lados do corpo, podendo levar a queda
Boca descaída, dificuldade em conter líquidos
Alterações na fala
Alteração na visão
Confusão e desorientação
A Esferasaúde alerta. Sempre que detetar algum destes sintomas, ligue de imediato para o 112. Segundo as recomendações internacionais, o utente deve dar entrada num hospital especializado num prazo máximo de 3h após a ocorrência, enquanto aguarda pela ambulância, coloque o doente deitado sobre o lado direito e certifique-se que está a respirar. Vigie a pessoa até à chegada de profissionais competentes e siga as instruções dos especialistas
NEWSLETTER
Contamos com os profissionais especializados para o ajudar.
Oh no...This form doesn't exist. Head back to the manage forms page and select a different form.