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Pilates Clínico para grávidas

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Se anteriormente se pensava que o exercício na gravidez era contraindicado, hoje em dia considera-se exatamente o contrário. A atividade física na gravidez é uma prática segura, saudável e recomendada com benefícios para a mãe e para o bebé. Desde que haja autorização por parte do médico, toda a grávida pode realizar exercício moderado durante a gestação e no pós-parto. Os exercícios de Pilates Clínico são uma ótima opção, desde que modificados e adaptados devidamente à grávida e ao trimestre gestacional. Desde que o seu médico aconselhe, podem ser realizados desde o 1º trimestre de gravidez até ao pós-parto. Não deverá ter nenhuma contraindicação para a prática de exercício físico.

Os benefícios do Pilates Clínico na gravidez são vários:

· Melhoram a circulação sanguínea, a respiração, a força e a flexibilidade muscular de todo o corpo, a estabilidade da coluna espinal e pélvica;

· Promovem o fortalecimento do pavimento pélvico, prevenindo a incontinência urinária;

· Promovem também maior consciência corporal e melhoramento da postura, trazendo maior eficiência de movimento;

· Previnem a obesidade e o aparecimento de diabetes gestacional;

· Reduzem a incidência de insónias, stress, ansiedade e depressão, a incidência de pré-eclampsia, cesariana, parto com instrumentos e parto prematuro;

· Reduzem também o aparecimento de diástase abdominal, o aparecimento de dor lombar e pélvica;

· Diminui o stress pós-parto no feto;

· Traz benefícios cardiovasculares de longa duração no bebe até à idade adulta.

 

No pós-parto:

· Ajuda na perda de peso e previne a obesidade;

· Previne a incontinência urinária;

· Promove a recuperação da diástase abdominal e o fortalecimento dos músculos abdominais, assim como ajuda no fortalecimento e tonificação muscular em geral;

· Aumenta a capacidade física;

· Acelera a recuperação do pós-parto;

· Diminui a ansiedade e depressão pós-parto;

· Promove o bem-estar psicológico e a interação social;

· Promove o relaxamento.

 

Quais os cuidados a ter?

– Deve alimentar-se 1h antes da prática de exercício;

– Deverá manter o corpo hidratado antes, durante e após o exercício;

– Deve usar sempre roupa confortável.

 

Terapeutas Helena Santos e Diana Pereira

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