>, Notícias>COVID-19: Recomendações para isolamento em casa
Olhamos
por si

IMPLANTOLOGIA: Aproveite um novo desconto!

ORTODONTIA: O regresso de uma campanha imperdível!

COVID-19: Recomendações para isolamento em casa

O que são Próteses Flexíveis?

covid-isolamento

No âmbito da situação que se vive no país, e no resto do mundo, provocada pela propagação da COVID-19, a Esferasaúde procura ajudar os seus utentes da melhor forma, através de recomendações que possam ser uma mais-valia.

RECOMENDAÇÕES PARA ISOLAMENTO EM CASA
(Se existir uma determinação de isolamento profilático pela Autoridade de Saúde)

1 – Permanecer em casa

Não se dirija ao trabalho, à escola ou a espaços públicos, nem utilize transportes públicos ou táxis, até acabar o período de isolamento. Deve pedir ajuda ou efetuar pedidos por telefone se necessitar de mantimentos, compras ou medicamentos – a entrega deve ser deixada no exterior da casa, sem haver contacto com estafeta.

2 – Mantenha-se separado/a de outras pessoas em casa

Se não viver sozinho, deve promover o distanciamento das outras pessoas com quem partilha a casa. Tenha um quarto, e se possível, uma casa de banho só para si. Se não tiver casa de banho separada, não partilhe artigos de higiene pessoal, o sabonete ou a toalha. Use um sabonete exclusivo para si ou sabão líquido e tome por último. Se estiver numa residência partilhada, com espaços comuns deve permanecer no seu quarto, com porta fechada, saindo apenas quando necessário e colocando uma máscara. Evite utilizar espaços comuns com outras pessoas presentes, incluindo refeições.

3 – Contacte a Autoridade de Saúde

Caso desenvolva sintomas, ou se por motivos de força maior, precisar de sair de casa, ligue sempre primeiro ao profissional de saúde que o acompanha e siga as indicações que lhe forem dadas.

4 – Utilize uma máscara, apenas se recomendado

Deve utilizar máscara quando estiver com outras pessoas e quando visitar um médico, caso lhe tenha sido recomendado. Caso não possa usar uma máscara, as pessoas com quem vive devem usar quando estiverem na mesma divisão.

5 – Lave as mãos regularmente

Lave as mãos e/ou ajude a pessoa de quem está a cuidar a lavar as mãos. Isto deve ser feito frequentemente e com água e sabão durante, pelo menos, 20 segundos, secando bem as mãos. Evite tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos.

6 – Proteja as pessoas à sua volta

Tape a boca e o nariz com um lenço descartável quando tossir ou espirrar. Deite no lixo os lenços de papel e lave imediatamente as mãos com água e sabão durante pelo menos 20 segundos, secando-as bem. Se usar o braço, lave-o de seguida. Não use as mãos.

7 – Evite partilhar itens domésticos

Não deve partilhar pratos, copos, chávenas, utensílios de cozinha, toalhas, lençóis ou outros itens com pessoas que vivam na sua casa. Após a utilização desses itens, lave-os com água e sabão ou máquina de lavar loiça a temperaturas elevadas (70-90ºC).

8 – Monitorize os seus sintomas

Registe a sua temperatura corporal duas vezes por dia. Ligue à Autoridade de Saúde se desenvolver sintomas.

9 – Não receba visitas em casa

Apenas deve frequentar a sua casa quem viver na mesma. Não convide nem permita que outras pessoas entrem em sua casa durante o período de isolamento. Caso seja urgente falar com alguém que não viva consigo, faça-o por telefone.

10 – Seja um agente de saúde pública

O combate à transmissão do vírus, requer que toda a comunidade adira às medidas recomendadas. É importante a adesão e promoção das medidas por todos.

FONTE: Direção-Geral da Saúde

JUNTE-SE A NÓS

NEWSLETTER

Contamos com os profissionais especializados para o ajudar.