ARTIGOS
Olhamos
por si

Campanha Promocional Invisalign®! O novo tratamento da sua clínica dentária!

Acabaram as férias? Relaxe…

O que é a Incontinência Urinária?

Incontinência Urinária? Marque já a sua consulta gratuita!

Saiba identificar as lesões causadas pelo desporto

As lesões causadas pelo desporto são mais frequentes do que imagina. Descubra como as pode evitar.

As lesões musculoesqueléticas podem ser semelhantes a uma lesão durante uma atividade desportiva mas com causas diferentes. Por exemplo, o “cotovelo do tenista” pode ser originado a partir do excesso de carga, como uma mala pesada ou a força exercida através da abertura de uma porta empenada. O “joelho de corredor” pode estar na origem de uma ação incorreta, como o rodar o pé para dentro ao andar.

Lesões causadas pelo desporto devem-se, antes, a métodos de treino incorretos, anomalias estruturais que forçam certas partes do corpo e a fraqueza nos músculos, tendões e ligamentos.

O desgaste crónico é a causa de muitas lesões que resultam de movimentos repentinos que afetam tecidos suscetíveis.

Interromper o exercício ao primeiro sinal de dor limita a lesão dessas fibras, dando como resultado uma recuperação mais rápida. Continuar a fazer exercício enquanto se sente dor, provoca a laceração mais rápida.

As anomalias estruturais podem fazer com que uma pessoa seja propensa a uma lesão desportiva pelo esforço desigual de várias partes do corpo. Por exemplo, quando as pernas são desiguais em comprimento, uma delas exerce uma maior força sobre a anca e o joelho da perna mais comprida. Habitualmente, correr pelos lados de caminhos com desníveis tem o mesmo efeito. Pisar repetidamente com um pé a superfície um pouco mais elevada, aumenta o risco de dor ou lesão nesse lado do corpo. A pessoa que tem uma curva exagerada na coluna vertebral pode sentir uma dor de costas quando faz girar um taco de basebol. Em geral, a dor desaparece quando se interrompe a atividade mas regressa sempre que atinge a mesma intensidade de exercício.

JUNTE-SE A NÓS

NEWSLETTER

Contamos com os profissionais especializados para o ajudar.