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A dislexia é uma dificuldade de aprendizagem específica de origem neurológica. É caracterizada por uma dificuldade na correção e/ou fluência na leitura de palavras e uma fraca competência ortográfica. Estas dificuldades resultam de um défice na componente fonológica da linguagem, que é inesperada em relação às outras competências cognitivas e às condições educativas proporcionadas.

ALGUNS SINAIS DE ALERTA NA INFANCIA E NA IDADE ESCOLAR

Na infância:
• Atraso no desenvolvimento da linguagem. Começou a dizer as primeiras palavras mais tarde do que o habitual e a construir frases mais tardiamente;
• Poderá apresentar alguns problemas de linguagem durante o seu desenvolvimento, como dificuldades em pronunciar determinados sons;
• Revelou dificuldades em construir frases lógicas e com sentido;
• Apresentou dificuldades em memorizar e acompanhar canções infantis como lenga-lengas e dificuldades nas atividades de rimas;

Na idade escolar:
• Lentidão na aprendizagem dos processos da leitura e escrita: maior lentidão que o normal na aprendizagem das letras e na leitura de sílabas;
• Dificuldade em compreender que as palavras se podem segmentar em sílabas e fonemas;
• A velocidade da leitura é significativamente abaixo do esperado para a idade: muitas vezes silábica e por soletração;
• Dificuldades na compreensão de textos escritos devido à sua fraca qualidade na leitura. A compreensão é normal quando as histórias lhe são lidas
• Dificuldades na fluência, precisão e compreensão da leitura;
• A escrita surge com muitos erros ortográficos, com trocas fonológicas e/ou lexicais;
• Dificuldades em seguir e realizar corretamente determinadas ordens ou instruções mais complexas, que envolvam várias tarefas diferentes a serem executados sequencialmente;
• Distrai-se com bastante facilidade perante qualquer estímulo, parecendo que está a “sonhar acordado”. Curtos períodos de atenção quando está a ler ou a escrever, cansando-se muito rapidamente;
• Apresenta “picos de aprendizagem”, nuns dias parece assimilar e compreender os conteúdos curriculares e noutros dias parece ter esquecido o que tinha apreendido anteriormente;

 

Sara Oliveira, Terapeuta da Fala

 

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