Olhamos
por si

OMS alerta que 10% da população global tem distúrbios de saúde mental

Que doenças são tratadas pelas diferentes especialidades da saúde mental?

OMS alerta que 10% da população global tem distúrbios de saúde mental

Isto representa aproximadamente 700 milhões de pessoas. Segunda a Organização Mundial de Saúde quase metade da população global vive em países onde há menos de um psiquiatra para cada 100 mil pessoas.

A agência destaca ainda que existem “grandes desigualdades no acesso a serviços de saúde mental dependendo de onde as pessoas vivem.”

Ainda de acordo com o mesmo documento, em países de rendas baixa e média as taxas caem abaixo de um para cada 100 mil pessoas, enquanto em países de renda alta este índice é um para cada 2 mil pessoas.

Os países ricos ainda têm um número muito maior de internamentos em hospitais psiquiátricos e de taxas de internação maiores.

Em 2013, a agência da ONU lançou o Plano de Ação Abrangente sobre Saúde Mental que estabeleceu os quatro objetivos, incluindo o fortalecimento de liderança e governança para a saúde mental e o fornecimento de serviços sociais e de saúde mental abrangentes em ambientas comunitários.

A OMS quer ainda a implementação de estratégias para promoção da saúde mental e o fortalecimento de sistemas de informação e pesquisa.

Fonte: EBC.COM

JUNTE-SE A NÓS

NEWSLETTER

Contamos com os profissionais especializados para o ajudar.